sexta-feira, 24 de julho de 2009

Desmanche no Corinthians

O Corinthians ganhou do Vitória em casa e entrou no G4, segurando a pressão do adversário no segundo tempo. Os gols, todos no primeiro tempo foram de Dentinho aos 21 min e Jean aos 30 min pelo Corinthians e de Apodi aos 42 min, pelo Vitória.


O segundo tempo foi de pressão do visitante e novamente a equipe da casa mostrou preguiça para segurar o resultado. Pelo menos, aparentemente, essa preguiça foi menor do que a das últimas partidas.


Durante o intervalo a Gaviões da Fiel protestou contra o desmanche que está acontecendo no Parque São Jorge. Próxima as tribunas onde ficam os dirigentes cantava: "Não é mole não, esse desmanche vai f**** o Coringão", "Aqui não tem otário, esse desmanche vai f**** o centenário" e "Cadê planejamento ô ô ô?".


Andrés, claro, saiu se dar uma palavra sobre o assunto.


Dentre meus devaneios começo a pensar que o rebaixamento veio antes da hora. Sim, porque se estivessemos fazendo a campanha brilhante que fizemos na segunda divisão de 2008 agora, teríamos um time embalado para o ano do centenário, como tivemos esse ano no Paulistão e na Copa do Brasil, e sem desmanche, claro. Como disse, devaneios apenas. A verdade é que ninguém pode prever o que virá, mas pode se apavorar com as saídas que estão acontecendo no clube.


Sobre a pressão da torcida, vejo com certa preocupação a falta de foco ou informações que a mesma tem. Será que a fiel torcida corintiana não sabe que o clube está afundado em dívidas? Que precisa, e muito, do dinheiro da venda de jogadores? Que essas vendas podem atrapalhar os planos para o centenário, não tenho dúvida, mas... Que tal inflar os gritos pra protestar a falta de transparência sobre as contas do clube?


Quando Andrés assumiu como interino, havia no site do Corinthians um link com todas as contas do clube, os valores e porcentagens dos jogadores e todas as informações sobre os ganhos e débitos do clube. (entendam, não me interessa saber quanto cada jogador ganha, apenas o gasto geral com folha de pagamento, e etc!). Quando o mesmo Andrés assumiu a presidência do clube, essas contas foram tiradas de lá - sim, amigos, eu ia lá uma vez por semana dar uma olhada. Cadê a Gaviões pra pedir transparência?


Paixão de torcedor é engraçada. O Sport Club Corinthians Paulista tem algo que nenhum outro clube tem: um torcedor com fé inabalável, que nunca, em hipótese alguma deixa de lutar, sofrer, amar e acompanhar o time, e isso é indiscutível... Mas, essa paixão cega leva a ignorância (e é algo do qual tento me livrar, pois muitas vezes também caio nessa armadilha da paixão) e a ignorância leva ao foco errado do problema. Precisamos de dinheiro pro clube sair do buraco e precisamos de um grupo capaz de jogar pra ganhar todos os títulos quer vier a disputar. Nesse momento me parece, repito, ME PARECE que ambas as coisas estão sendo feitas.


Então, que tal a torcida abrir o olhos e ver que temos que arrumar a casa e pra isso precisamos controlar os gastos e dívidas do clube, cobrando a tal transparência? Seria mais inteligente, na minha humilde opnião.

Nenhum comentário: