quarta-feira, 11 de junho de 2014

A COPA É NO MEU PAÍS!!!

No auge dos meus 13 anos, então jogadora de futebol e apaixonada pelo esporte, assisti à conquista do nosso TETRA CAMPEONATO, na copa dos EUA.

Lembro-me vagamente dos jogos, mas 100% do jogo final. Família reunida, como de hábito naquela casa. Mãe e irmãos, vibrando a cada lance, jogando junto, reclamando junto, falando das jogadas de jogos anteriores, torcendo pela entrada do Viola - casa de corintianos fanáticos! - torcendo pelo então muleque Ronaldo, que nem entrou nesta partida. Mas isso não era problema, porque nós tínhamos nada menos que Romário, Bebeto, Branco, Tafarel, Enceradeira... Opa, Zinho e cia. Sem contar no maravilhoso lateral-direito Leo, que deixou a copa logo por arrebentar o maxilar do norte americano e quase acabou com sua carreira... Aquilo era time, era raça, era desejo de ganhar uma copa. Não me interessa se era o melhor time do mundo ou o pior. Não interessa se tínhamos o pior técnico do mundo ou não. Era o BRASIL.
Ao longo da partida, que caminhava para a sofrida prorrogação, senti uma certa dor por saber que jamais teria a oportunidade de ver aquilo tudo de perto. Mas a emoção do jogo era tal que lá estava eu, querendo não pensar em nada e com os olhinhos vidrados na TV torcendo para que não saísse o bendito "golden gol". Então vieram os penalts. Aí então, desespero. La estávamos todos, ajoelhados, ao prantos na frente da televisão, um só coração, UMA SÓ NAÇÃO. Era o Brasil sendo Tetracampeão (desculpem pela rima...)

Passei então mais 4 anos desejando ver de perto uma copa. Mas já que não seria possível, que viesse a próxima. Como fui uma criancinha que requentou estádios de futebol, era inevitável que o desejo de estar perto aumentasse, sempre. E a cada ano, minha paixão por futebol crescia. Mais pelo meu timão do que pela seleção... mas vá lá, sei que isso é normal...

Então veio 1998. Decepção. Dor. Lamento. Visão ainda mais crítica do mundo. Desisti.

2002, nem vi. Mãe de um bebê de 4 meses, uma má vontade do cacete com aquela seleçãozinha de nada. "Família blábláblá... ja tava certo que ia ganhar mesmo... Eu até diria que foi fácil, mas prefiro calar-me, porque embora eu tenha assistido aos jogos a má vontade certamente não ajudou no julgamento.

2006, Itália campeã. Vi o ultimo jogo. Jogaaaaaço, aliás... Mas pra mim era óbvio que o título da Itália viria em breve. E veio!

Então, em 2007 o Brasil foi confirmado como país cede da Copa de 2014. Critiquei muito (e ainda critico!) por razões obvias e continuei criticando por anos seguidos - incluindo posts em blog - porque afinal de contas amo meu país por isso me dou o direito de criticar e lutar por tudo de melhor que pudermos ter.

2010 a copa da Africa. E então a resposta, também óbvia em relação ao Brasil: TÁ FÁCIL!!!

Ás vesperas da abertura da copa, o desejo de menina realizado. Lógico que não tenho dinheiro (e sabia em 2007) que provavelmente não seria acessível assistir um jogo de perto. Mas isso não é problema.

É NOSSA. Com todos os problemas desse nosso Brasil, que cresceu muito nos últimos 15 anos... Problemas sempre existirão. E SEMPRE existirão oportunistas se aproveitando de todos os momentos. Faz parte da vida. Faz parte não só do Brasil, mas do mundo!

Que venha então! Vou torcer, vibrar, gritar, chutar, criticar, chingar... Pela primeira vez em 16 anos. De novo: PELA PRIMEIRA VEZ EM  D E Z E S S E I S ANOS!

Por uma única razão: A COPA É NO MEU PAÍS!!!

Nenhum comentário: