quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O futebol carioca, em sua mais simples des-expressão

Entrei em discussões calorosas com meu marido flamenguista, sobre o futebol carioca.
Ele, como torcedor, acredita cegamente que o Flamengo vai ser campeão brasileiro em 2009.

Infelizmente, como apaixonada por futebol (sim, pois gostaria sinceramente de ver algum time do Rio com chance de ganhar alguma coisa importante no cenário nacional!) posso dizer que não consigo acreditar nisso. E tenho 2 bons motivos: Primeiro, analisar futebol no calor da paixão nos leva a cegueira... O Flamengo tem time para estar entre a zona de classificação para Libertadores, mas acreditar que o time tem futebol, elenco e estrutura para ser campeão é o mesmo que fazem os torcedores corintianos em relação a Libertadores. Sonhos são sonhos...

Não que eu não acredite no projeto do meu amado Corinthians para o ano que vem. Mas acho que fiquei velha e racional demais para contar com o ovo no c* da galhinha. Vamos esperar pra ver como o time se comporta, se o projeto é realmente viável e etc. O mesmo vale para o Flamengo.

E também vale para o triste futebol carioca dos últimos anos. O Vasco da Gama, time que sempre me deu verdadeiro asco por conta de seu maioral, o Exmo. Eurico Miranda, é o único clube carioca que vejo com algum potencial para os próximos anos. Sou solidária a sua torcida, principalmente porque meu time estava na segunda divisão do Brasileirão no ano passado. Sou solidária a nova diretoria, que tenta batalhar para trazer, não só o Vasco para a divisão principal do campeonato nacional, mas também tenta provar que é possível acabar com a sujeira e a corrupção no futebol do Rio.

Se análisarmos um pouquinho a recente história do futebol nacional encontraremos muitos clubes que, ao conseguirem se livrar de dirigentes safados e ladrões voltaram a brigar como gigantes, entre os grandes. Assim foi para o Palmeiras de Mustafá Contursi em 2002, acusado de enriquecimento ilícito, formação de caixa-dois e sonegação fiscal e com o Botafogo nesse mesmo ano, com o então presidente Mauro Ney Palmeiro e os atrasos de saláro e dividas fiscais que afundaram o clube. Assim também foi com o Grêmio de 2004 e Flávio Obino e os tais cheques ISL e um dinheiro que desapareceu. Em 2005, num campeonato que foi uma putaria generalizada com a máfia do apito foi a vez do Atlético Mineiro de Ricardo Guimarães, que aumentou as dívidas do clube em pelo menos 5 vezes. Em 2007 foi a vez do Corinthians da MSI e de Duailib. No ano passado o Vasco. Se continuarmos essa análise veremos que o Palmeiras, na sua volta á série A (2004), teve a 4ª colocação e o Botofogo a 20ª (lutou para não cair novamente!). Em 2006 o Grêmio conseguiu ficar na 3ª colocação. 2007 teve o Atlético na 8ª colocação. Nesse mesmo período nós tivemos também os seguintes resultados dos clubes cariocas nos campeonatos brasileiros:

2002

Fluminense 7°
Vasco da Gama 15°
Flamengo 18°
Botafogo 26° (rebaixado)

2003

Flamengo 8°
Vasco da Gama 17°
Fluminense 19°

2004

Fluminense 9°
Vasco da Gama 16°
Flamengo 17°
Botafogo 20°

2005

Fluminense 5°
Botafogo 9°
Vasco da Gama 12°
Flamengo 15°

2006

Vasco da Gama 6°
Flamengo 11°
Botafogo 12°
Fluminense 15°

2007

Flamengo 3°
Fluminense 4°
Botafogo 9°
Vasco da Gama 10°

2008

Flamengo 5°
Botafogo 7°
Fluminense 14°
Vasco da Gama 18° (rebaixado)


Com esses dados, seria um insulto a minha inteligência dizer que o futebol carioca ainda está entre os grandes clubes. Não por sua história e torcida, claro. Mas pela "bola-no-pé" que esses clubes apresentaram nos últimos anos. No período 2002 a 2006 a melhor colocação na tabela de um clube carioca foi o sexto lugar em 2006. Em 2007 o Flamengo e o Fluminense conseguiram a 3° e a 4° colocação, mas vale lembrar que Paraná, Atlético Paranaense, Internacional e Corinthians não tinham times competitivos e esse último foi rebaixado. No ano seguinte, em 2008 o Flamengo liderou algumas rodadas mas após o desmanche no time conseguiu a 5° colocação.

Ora, se, com esses dados os cariocas acham ainda que os principais jornalistas esportivos, inclusive os cariocas, são puramente regionalistas, eu desisto!
É inegável a necessidade de mudanças, assim como foi no Palmeiras e no Botafogo de 2002, No Atlético de 2005, no Corinthians de 2007 e no Vasco da Gama de 2008.
Será que dessa vez, sem virada de mesa, o Fluminense cai e volta com a casa arrumada?
O remédio foi amargo para os times que citei, mas, com excessão do Botafogo que é carioca, todos os demais se arrumaram, ou pelo menos, estão no caminho.
Quando será que a diretoria do Fluminense (que diretoria??? Do clube ou do patrocinador?!) vai acordar? Só após MAIS esse rebaixamento? Sim, porque não nos esqueçamos que o Flu chegou a 3° divisão... lembram-se?
E no Flamengo também não é diferente... Mesmo que seus apaixonados torcedores ignorem o óbvio, são necessárias muitas mudanças na forma de gerir o futebol carioca. Chega de pré-história, por favor!

Afinal, se alguém como Eurico Miranda tem a audácia de sair por aí falando que não há problema algum com os dirigentes cariocas, então é porque deve mesmo estar tudo em perfeita ordem... não é?

O Brasil é sem dúvida o país da piada pronta! E os dirigentes cariocas estão, no mínimo no picadeiro desse circo!

Em tempo: A Globo noticiou esse assunto um mês depois.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1306600-9827,00.html

4 comentários:

Cleverson Marcondes disse...

seu marido toma água de calçada,rss
para nós que vivemos anos 70 e 80 no total e via pela Tv os fantasticos times do Flamengo, as revelações é triste ver essa situação!!!

Rodrigo Garcia disse...

Pois é Bibiana,infelizmente tenho que concordar com vc,sou um Flamenguista apaixonado,como seu marido,mas tenho que reconhecer que esse ano,se ficarmos entre os 15 primeiros do brasileirão,já está de bom tamanho.
O futebol carioca está pagando,por tudo aquilo de errado que os dirigentes fizeram no passado e ainda cometem no presente,paramos no tempo,é a grande verdade.
Diz para o seu marido,que houve uma manifestação na gávea hj pela manhã.
Chamamos de o dia do "BASTA".

Os desmandos e a falta de comprometimendo dos cartolas com o clube tem que acabar,queremos ver um Flamengo forte e respeitado de novo.

Um abraço.

http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com(Futebol Sem Censura)

Cezar Sturba disse...

Xiii..."futebol" carioca?! Infelizmente (meesmo) o futebol deles, jah h`a algumas décadas, reflete as mesmas desastrosas adminitracoes como na política brasileira. E quem perde num todo eh o futebol brasileiro, neh? Vi uma faixa no jogo do fluminense que dizia "Devolvam nosso Fluminense"; o mais correto acho que seria "Devolvam o futebol carioca"
QUe bom, mais um BOM blog sobre futebol. Uma surpresa estas 4 coisas juntas: bom blog sobre futebol, muito bem escrito, por uma mulher e ainda loira!! como pode isso? hehehheh... brincadeirinha :P
Cezar

Anônimo disse...

Amiable fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Thank you as your information.